fbpx

Os avanços na tecnologia para exames e procedimentos.

Os avanços na tecnologia para exames e procedimentos

Com o passar dos anos, a tecnologia se tornou uma parte necessária da saúde. Para exames e procedimentos, essa poderosa aliada já proporcionou avanços e descobertas que mudaram nosso dia a dia. Você se recorda de alguma dessas mudanças? Relembre alguns desses acontecimentos conosco!

As mudanças proporcionadas pela tecnologia:

Um evento recente que acometeu o mundo foi o próprio COVID-19: vírus com uma alta taxa de transmissão e poucas formas de prevenção. Em épocas passadas, a confecção de uma vacina para uma doença com a taxa de transmissão elevada era algo que levava muito mais tempo comparada as que são produzidas hoje em dia. A título de exemplo, temos a Meningite: doença causada por bactéria que foi descoberta em 1887, e a produção de sua vacina ficou pronta apenas em 1981, 94 anos depois. Atualmente, temos a COVID-19: causada por um vírus descoberto em 2019, e que teve um exemplar de vacina desenvolvido já em 2020, apenas 10 meses depois. A tecnologia e a ciência têm um enorme mérito nessa importante descoberta.

Tecnologia nos exames:

Além da pandemia, é difícil não se lembrar de alguma dessas situações: ir ao médico e o resultado de alguns exames de rotina que foram solicitados demorarem a ser disponibilizados. Alguns exames de imagem como ultrassom e ecocardiograma, algo que há 10 anos atrás levava até uma semana para ser entregue o resultado, hoje em dia em nosso centro médico fica pronto no mesmo dia que foi feito. Exames laboratoriais como hemograma ou o Beta-HCG (Gonadotrofina coriônica humana), os resultados são fornecidos em apenas dois a três dias úteis para os pacientes. Essas

diferenças, mesmo que aparentemente “pequenas” em números, são consideradas um grande avanço para a saúde de um paciente.

Tecnologia nos procedimentos:

No que diz respeito a procedimentos, atrelado ao COVID-19, temos a presença das tele consultas. Com seu surgimento no ano de 1994, o intuito das tele consultas é a realização de exames e atendimentos de forma remota. Com o advento da pandemia, essa forma de atendimento foi ainda mais necessária: os pacientes com os sintomas do vírus conseguiam passar em consulta com o médico de forma remota, sem a necessidade de comparecer fisicamente no local e estar exposto a doença.

Dada a sua necessidade e importância, principalmente nos dois últimos anos, temos boas notícias: após amplo debate, no mês de maio de 2022, CFM regulamenta a prática da telemedicina no Brasil.

“[…] O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta quinta-feira (4)
a Resolução no 2.314/2022, que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação.”

Sua importância:

Em suma, esses exemplos são apenas uma parte das muitas contribuições da tecnologia no nosso dia a dia, que reinventa de forma positiva o setor da saúde. Sua influência salvou inúmeras vidas e otimizou muitos processos, gerando confiança e praticidade para os cidadãos e a sociedade como um todo.

Referência bibliográficas:

https://portal.cfm.org.br/noticias/apos-amplo-debate-cfm-regulamenta-pratica- da-telemedicina-no-brasil.