fbpx

Acupuntura

A acupuntura é um método de tratamento complementar de origem oriental, que utiliza agulhas para estimular pontos anatômicos específicos sobre a pele. Essas agulhas tem como objetivo liberar substâncias químicas que podem afetar o funcionamento do nosso corpo. Além disso, são capazes de tratar diversas doenças físicas e emocionais, por exemplo, asma, sinusite, artrite e enxaqueca. Essa técnica pode ser usada para reforçar o sistema imunológico para o tratamento de problemas, como, por exemplo, problemas neurológicos, problemas ortopédicos, problemas gastrointestinais e doenças respiratórias. A acupuntura é muito utilizada no tratamento de distúrbios emocionais, como ansiedade, depressão e estresse.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça esse método em nossa unidade.

Passo a passo da acupuntura

O acupunturista é o profissional responsável por diagnosticar e verificar a origem do problema, tratar e avaliar a sua evolução. Ele, inclusive, é responsável por detectar condições como dores físicas e emocionais. O objetivo da acupuntura é a recuperação do organismo por meio da indução de processos regenerativos, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e normalizar as funções do corpo como um todo. Na avaliação da sessão de acupuntura são identificadas as causas dos distúrbios que geram os tipos de sintomas no indivíduo, através de uma entrevista e da observação dos pulsos, língua, olhos e outras características. Depois de identificadas essas causas, os pontos são escolhidos, dando início, a inserção das agulhas. Neste procedimento a pessoa fica deitada de 10 a 30 minutos com as agulhas em seu corpo. Ao terminar o tempo da sessão, as agulhas são retiradas e imediatamente o paciente sente as mudanças em seu corpo.

Os sintomas físicos e psíquicos podem causar uma desordem do organismo. Porém, é possível prevenir e resolver muitos desses sintomas quando o tratamento é iniciado precocemente. Portanto, consultar um acupunturista regularmente é essencial para uma boa saúde física e mental.

Recomendações para o dia da sessão

Pedimos para que o paciente, nas 6 horas anteriores a sessão, não faça uso de cremes, pomadas ou qualquer substância oleosa, na pele do tórax e costas. Além disso, durante a realização deste método, recomendamos que os nossos pacientes não estejam em estado febril, gripe, infecções agudas, enxaqueca, diarreia e gestação.

O acupunturista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. A realização da sessão é simples, porém, em alguns casos, pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da sessão.