Mamografia

A mamografia é uma radiografia das mamas. Ou seja, é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com um aparelho chamado mamógrafo. O objetivo desse exame é detectar precocemente possíveis casos de câncer e avaliar doenças mamárias. A recomendação é que mulheres que não tenham histórico de câncer de mama na família comecem a realização da mamografia a partir dos 40 anos.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

 

Como é feito o exame de Mamografia

 

A paciente deve ficar em pé próxima ao mamógrafo, permanecendo imóvel e segurando a respiração por alguns segundos. O equipamento pressionará as mamas uma a uma, tanto horizontal quanto verticalmente, também minimizando o movimento das mamas durante a realização do exame.

As mamas são comprimidas para que todo o tecido mamário possa ser visualizado. Além disso, espalhar o tecido mamário permite reduzir as doses de radiação necessárias para obter boas imagens. Isso porque o mamógrafo usa a mesma radiação do raio-x tradicional, porém os feixes se projetam levando em conta a anatomia das mamas.

 

Duração do exame

 

Comumente, a mamografia dura em torno de 20 a 30 minutos. A incidência mamográfica, apesar de ser desconfortável, leva apenas alguns segundos. Contudo, é solicitado que a paciente aguarde alguns minutos até que haja a confirmação de que todas as imagens deram certo.

 

Recomendações para o dia do exame

 

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. Entretanto, algumas recomendações básicas para facilitar a realização da mamografia, são evitar passar cremes e perfumes na região, pois podem prejudicar a captação das imagens.

Caso já tenha feito o exame anteriormente, levar os resultados para comparação é importante. Além disso, realizar o exame logo antes ou logo após a menstruação dificulta o teste e o torna mais desconfortável. Isso porque nesse período há maior densidade de tecido glandular e as mamas ficam mais sensíveis.

A realização da mamografia é simples, porém em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.

WhatsApp chat