Neurologia

A Neurologia é uma especialidade médica que é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso central e de doenças neuro-musculares. Utilizando de técnicas específicas, como neurofisiologia, neuropatologia, neurossemiologia e neuroquímica.

Além disso, o sistema nervoso é composto por duas partes:

  • Sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal;
  • Sistema nervoso periférico: elementos neurais, como olhos, ouvidos e pele.

 

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

A função do Neurologista

O Neurologista é um médico especialista que trata distúrbios do sistema nervoso, incluindo o cérebro, medula espinhal, nervos e alguns dos músculos. Além disso, a Neurologia atua no tratamento de uma série de doenças que podem estar direta ou indiretamente ligadas ao funcionamento cerebral, por exemplo, dores de cabeça, dificuldades de fala e locomoção e tonturas. A neurologia também é responsável pelo tratamento de Alzheimer, Parkinson, problemas de memória e convulsões.

Portanto, os Neurologistas realizam diversos testes de diagnóstico e interpretam os resultados para desenvolver um plano de tratamento. Além disso, eles trabalham com médicos de atenção primária e outros profissionais de saúde ao tratar os pacientes. Como não realizam a cirurgia, encaminham pacientes para os neurocirurgiões, dependendo do caso específico.

Recomendações para o dia da consulta

O Neurologista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.

A realização da consulta é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da consulta.

WhatsApp chat