Psiquiatria

O primeiro passo para tratar a depressão (leve, moderada ou grave), é pedindo ajuda. No entanto, este não é considerado um passo fácil de ser dado. A primeira consulta com um psiquiatra é um momento bastante delicado para o paciente. Geralmente, existe um sofrimento intenso que o motiva a buscar ajuda.

A Psiquiatria é uma especialidade médica, o psiquiatra é responsável por cuidar das diferentes formas de distúrbios mentais, sejam elas de caráter, funcional ou comportamental, que levam o indivíduo ao sofrimento mental.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo. 

Como é a consulta com o Psiquiatra?

O primeiro passo de todo psiquiatra é realizar a anamnese: colher a histórico clínico do paciente. Este histórico deve ser bem detalhado e por isto demanda tempo. Muitos aspectos devem ser avaliados: relacionamentos pessoais e familiares; a profissão e o ambiente de trabalho; atividades de lazer e hobbies são os mais importantes.

Desse modo, o psiquiatra será capaz de raciocinar melhor os problemas de saúde que podem ter alguma relação com os sintomas psiquiátricos, assim como poderá escolher a melhor alternativa de tratamento que não interfira nessas doenças e nos outros remédios que você possa já estar tomando.

Em seguida é feito o exame físico do paciente. Avalia-se o sistema cardiovascular e outros elementos a partir dos sintomas indicados. Afinal, existem doenças que pertencem ao domínio da neurologia e psiquiatria, como o Alzheimer, Epilepsia, AVC e outras lesões, que podem ser identificadas em exames de imagem. Portanto, é importante requisitar alguns exames antes de qualquer diagnóstico.

O exame psíquico ocorre desde o momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa: aspectos do comportamento, discurso, humor, atenção e outros. Este exame vai sendo complementado ao longo das consultas com testes, conversas e questionários.

Recomendações para o dia da sua consulta

O profissional Psiquiatra é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia.

A realização da consulta é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da consulta.