Ginecologia

A Ginecologia é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar questões fisiológicas e patológicas da saúde feminina, em especial à do aparelho reprodutor, ovários, vagina e útero e mamas.

No entanto, os Ginecologistas são profissionais especializados que prestam atendimento e dão especial atenção à saúde da mulher. Afinal, a saúde feminina possui importantes particularidades que devem ser observadas. Entretanto, não apenas a prevenção e tratamento das doenças é o foco da atenção, mas as vulnerabilidades e características clínicas e comportamentais em diferentes fases da vida, por exemplo, adolescência, maternidade e na menopausa.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

Quais são os sintomas avaliados pelo Ginecologista?

São vários os sintomas e as patologias diagnosticadas por esta especialidade, tais como a descoberta de DST’s, prevenção de câncer do colo do útero, acompanhamento do uso de anticoncepcionais, descoberta e acompanhamento gestacional, diagnóstico e prevenção do câncer de mama e outras condições.

Alguns dos principais sintomas avaliados pelo Ginecologista são:

  • Problemas de corrimento;
  • Dor na relação sexual;
  • Suspeita de gravidez;
  • Prevenção de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.

Comumente, o primeiro contato das mulheres com o Ginecologista acontece na adolescência, quando o pediatra não é o médico mais adequado para acompanhar e solucionar questões que envolvem, por exemplo, o início da vida sexual.

Geralmente, os ginecologistas também trabalham como obstetras, acompanhando as mulheres durante o período gestacional e no momento do parto, área médica conhecida como ginecologia e obstetrícia.

Recomendações para o dia da consulta

O Ginecologista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente.

A realização da consulta é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da consulta.

Além disso, recomenda-se que a mulher vá pelo menos uma vez ao ano ao Ginecologista.

WhatsApp chat