Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo estudar a comunicação humana: linguagem oral, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Além disso, ele envolve e influencia a qualidade de vida das pessoas, como o equilíbrio, o sono, a deglutição e até mesmo a estética. Também desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde: prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Podendo também atuar em ensino, pesquisa e consultoria.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

As principais áreas de atuação

  • Audiologia: Elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva; realizar diagnóstico audiológico e reabilitação; selecionar e adaptar próteses auditivas.
  • Linguagem: Prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
  • Motricidade orofacial: Prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realizar também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
  • Voz: Prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantor, locutor, jornalista, ator e professor, na postura vocal em suas atividades.
  • Fonoaudiologia neuro funcional: Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neuro funcionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

 

Pode até não parecer, mas a atuação da fonoaudiologia vai muito além de ensinar a falar certo. Afinal, um fonoaudiólogo pode ajudar na capacidade de articular bem as palavras e medir o tom de voz ideal.

Recomendações para o dia da consulta

O fonoaudiólogo é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.

A realização da consulta é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da consulta.