Exames Laboratoriais

Os exames laboratoriais são uma série de exames indicados pelo médico, a fim de diagnosticar uma doença. Eles também podem ser utilizados como check-up.

A principal finalidade deste exame é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização de exames físicos. Com isso, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor médico necessário para garantir a segurança do paciente e de todos os resultados exatos.

A realização dos exames laboratoriais são divididos em:

• Pré-analítica: coleta de material (urina, fezes e escarro), em um ambiente laboratorial.
  • Analítica: considerada a etapa de execução dos testes propriamente dita.
  • Pós-analítica: processos de validação e liberação de laudos.

Ressaltamos que o controle do laboratório sobre os erros em cada uma dessas fases é variável, entretanto, todos têm impacto na conduta adotada pelo médico assistente.

Precisa fazer Exames Laboratoriais em Taboão da Serra em São Paulo? Agende já seu exame com Rede Clínica!

Tipos de Exames Laboratoriais

Os tipos de exames mais comuns são:

Exames de Sangue

Os exames de sangue são realizados a partir de amostras desse material. Dessa forma, é possível descobrir qualquer doença que se desenvolva nas partes do corpo humano. Alguns desses exames são:

Hemograma

Este exame é realizado para verificar a quantidade de células sanguíneas no corpo: plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.

Exame de Colesterol

Responsável por conferir os valores de colesterol dos tipos: LDL, VLDL e HDL.

Exame da Glicose

Conhecido, popularmente, como teste de glicose. Ele é responsável por avaliar a quantidade dessa substância presente no organismo. Ou seja, é ideal para pessoas com diabetes, para fazer o seu controle durante o tratamento ou para diagnosticar a doença.

Exame PCR

Exame capaz de identificar quadros infecciosos dentro do organismo.

Creatinina e Ureia

Este exame é realizado para verificar o funcionamento dos rins. Tem como principal função filtrar o sangue, retirando toxinas como a creatinina e a ureia. Ou seja, caso o valor dessas substâncias estiverem altas, os rins podem estar com problemas de funcionamento. Portanto, só a partir dos valores de creatinina e ureia, é possível ver o volume de sangue que está sendo filtrado por minuto.

Fósforo, Cálcio, Sódio e Potássio

Esse exame objetiva verificar os valores desses minerais no corpo. Caso haja alterações desses minerais no organismo, o médico deverá investigar o motivo delas.

Quais são as doenças detectadas pelos Exames Laboratoriais?

Os exames laboratoriais identificam diversos componentes do sangue e mostram se estão em níveis normais, como:

• Glóbulos vermelhos (células que carregam oxigênio);
  • Glóbulos brancos (células que combatem infecções);
  • Hemoglobina, a proteína que carrega o oxigênio para os glóbulos vermelhos;
  • Hematócritos, porcentagem de volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue;
  • Plaquetas;
  • Volume corpuscular médio.

Como é feito o exame?

O exame pode ser feito em hospital ou laboratório, realizado por um profissional da saúde. Comumente, o paciente estará acordado, sentado confortavelmente.

Duração do exame

Este procedimento dura, em média, 10 minutos, podendo chegar a 20 minutos.

Recomendações para o do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Para cada tipo de exames temos um processo específico, todas as orientações serão repassadas no momento do agendamento do exame.

Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.