Ultrassonografia 

A Ultrassonografia, conhecida por ecografia ou ultrassom, é um método diagnóstico que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Ou seja, quando o exame é realizado por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo nos principais vasos.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito a Ultrassonografia

O paciente é posicionado na maca – a parte do corpo a ser examinada pelo ultrassom deve estar sem roupa. É importante também que não haja ar entre o transdutor e a pele, pois isso é capaz de comprometer a qualidade das imagens. Para garantir, o médico radiologista deve lambuzar o aparelho e o próprio paciente com gel.

Dessa forma, as ondas sonoras entram e os ecos de sua passagem pelo corpo são captados pelo computador, que é responsável por transformar os sinais em imagens ou vídeos.

Para que serve a Ultrassonografia?

O exame de Ultrassonografia é usado principalmente em crianças e gestantes. No entanto, este teste também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como, por exemplo, o fígado e os rins. Comumente, nas mulheres, o ultrassom transvaginal é responsável por analisar o útero, ovários e colo uterino.

Além disso, o ultrassom pode ser indicado para:

  • Investigar a dor abdominal, nos flancos ou nas costas;
  • Diagnosticar a gravidez;
  • Avaliar o desenvolvimento do feto;
  • Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários.

Tipos de ultrassom

Os principais tipos de ultrassonografia são:

  • Ultrassonografia convencional;
  • Elastografia;
  • Ecocardiograma transesofágico;
  • Ultrassonografia transretal;
  • Ultrassonografia transvaginal.

Duração do exame

Por ser um exame curto, sua realização pode ser feita durante uma consulta normal, de até 30 minutos.

Recomendações para o dia do exame

O Médico Radiologista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.

WhatsApp chat