Audiometria

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

A audiometria é um exame que tem o objetivo de avaliar a audição. Esse exame deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado sua audição. O resultado é colocado em um gráfico (audiograma) que tem o intuito de revelar as capacidades auditivas do paciente.

Além disso, este exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo, pois,ele é o único profissional que consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes.
Precisa realizar o seu exame de Audiometria em Taboão da Serra em São Paulo? Agende agora o seu exame!

Quais são os tipos de Audiometria?

  • Audiometria vocal: este exame tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala e complementar o exame de audiometria tonal.  Dessa maneira, o exame indica a compreensão da inteligibilidade e a capacidade de discernir os fonemas. No entanto, em alguns casos, o exame de audiometria vocal também pode ser realizado em crianças, como em execução de ordens simples: apontar para o nariz, testa, boca, etc.
  • Audiometria tonal: esse exame avalia a capacidade auditiva da pessoa, permitindo determinar o seu limiar auditivo. Sendo assim, o paciente coloca os fones de ouvido e responde a estímulos sonoros que são comandados normalmente por um fonoaudiólogo. Toda vez que ouvir um som, o paciente precisa avisar o especialista. Comumente, este exame é testado nos dois ouvidos separadamente.
  • Audiometria infantil: no caso das crianças, a audiometria é realizada com algumas adaptações. Na cabine, a criança fica sentada no colo de um responsável, com fones de ouvido. Sendo assim, com o uso de técnicas lúdicas, o especialista vai conduzindo a testagem. 

Quando o exame de Audiometria é indicado?

Comumente, o exame de audiometria é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas.

Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: Imitanciometria e emissões otoacústicas

Quais são os possíveis resultados apresentados pela Audiometria?

  • Abaixo de 25: audição normal
  • De 26 a 39: perda auditiva leve
  • De 40 a 55: perda auditiva moderada
  • De 56 a 69: perda auditiva moderadamente severa
  • De 70 a 90: perda severa da audição
  • Acima de 91: perda profunda da audição

Recomendações para o dia do exame

O médico responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Cada exame necessita de um preparo específico do paciente, mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.

 

WhatsApp chat