Colposcopia

A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista que tem o intuito de avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada. Este exame busca sinais que podem indicar inflamação​ ou presença de doenças, como: HPV e câncer cervical.

Para fazer este exame, o profissional utiliza um aparelho chamado colposcópio e alguns líquidos que, ao entrarem em contato com a mucosa que reveste a vagina e o colo do útero, evidenciam manchas que podem significar alterações iniciais no corpo humano. No entanto, esse exame não dói, mas pode causar um pequeno desconforto e uma sensação de ardor.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Precisa realizar o seu exame de Colposcopia em Taboão da Serra em São Paulo? Agende agora o seu exame em nossa clínica!

Como é feito o exame de Colposcopia

Com o colposcópio, o ginecologista pode procurar sinais de anormalidades no colo do útero e nas paredes vaginais. Comumente, esses são encontrados sinais como cicatrizações de processos inflamatórios e quadros infecciosos.

No entanto, este exame é simples, mas a recomendação é de que seja realizado fora do período menstrual e que a paciente se abstenha de relações sexuais nas 48 horas anteriores.

Caso seja encontrado alguma suspeita, o médico poderá realizar uma biópsia.

Duração do exame

Comumente, o exame de Colposcopia tem a duração de aproximadamente 10 minutos e provoca um desconforto para a maioria das mulheres.

Qual o tratamento em caso de anormalidades?

O tratamento pode ser realizado ao mesmo tempo em que a colposcopia é feita. No entanto, caso o tratamento precise ser mais intenso, seu ginecologista irá te alertar quanto ao tempo de duração e qual tratamento proceder.

Recomendações para o dia do exame

O médico responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Cada exame necessita de um preparo específico do paciente, mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.