Cardiologia

A Cardiologia é uma especialidade médica centrada na análise do coração. Feita para avaliar as atividades elétricas do coração, observando, o ritmo, a quantidade e a velocidade de suas batidas, a partir de eletrodos fixados na pele do paciente. Este método registra as atividades elétricas captadas na pele do paciente que é produzida em cada batida do coração. Portanto, o cardiologista consegue realizar diagnósticos e prescrever tratamentos relacionados com os transtornos deste órgão. Além disso, existem muitos problemas que podem afetar o coração, por exemplo, insuficiência cardíaca, neste caso o coração não é capaz de bombear uma quantidade de sangue necessária para o funcionamento adequado do coração.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

O passo a passo da Cardiologia

A Cardiologia pode diagnosticar as insuficiências cardíacas e indicar o tratamento certo para cada paciente. Não só doenças, mas o estado emocional também aumenta a possibilidade do indivíduo vir a sofrer de complicações cardíacas. Portanto, os procedimentos habituais de tratamento são angioplastia e implantação de stent. O objetivo é de estabelecer um diagnóstico, indicando diversos estudos, por exemplo, um eletrocardiograma. Ao realizar este exame é necessário que o paciente remova as roupas acima da cintura e que deite em decúbito lateral, pois os eletrodos são colocados em contato com a pele, na região do peito, para melhor detecção dos impulsos elétricos da área do coração. Os eletrodos captados são enviados ao eletrocardiógrafo que faz todo o registro.

Este procedimento é indolor e pode durar de 5 a 15 minutos para ser feito.

Recomendações para o dia da consulta

O Cardiologista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.

A realização da consulta é simples, porém em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da consulta.