fbpx

MAPA

A Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial, mais conhecida por MAPA, é um exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas para obter os níveis de pressão do paciente em todos os momentos do dia, que incluem até mesmo o sono, trabalho e lazer. Tem como objetivo avaliar o comportamento da pressão arterial e também para certificar se o tratamento anti-hipertensivo está funcionando.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça esse exame em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito o exame de MAPA

O exame de MAPA apesar de extenso, é relativamente fácil e indolor. No paciente, é instalado um pequeno aparelho que ficará fixado em sua cintura durante 24 horas. O equipamento é leve e acompanha um pequeno tubo, conectado em uma braçadeira que por sua vez ficará localizada no braço, medindo a pressão a cada 20 minutos.

Para que o exame tenha resultados conclusivos, o paciente é orientado a anotar todas as suas atividades do dia em um papel, que será usado para comparar com as medidas obtidas pelo aparelho. Por exemplo, se o paciente fez atividade física em determinada hora do dia, será acusado o aumento de sua pressão, mas isso não é necessariamente uma alteração preocupante. Por isso, é importante que o paciente anote isso em seu relatório de atividades para que o médico possa analisar.

Após o resultado do exame, o médico poderá determinar qual tratamento seguir, de acordo com a alteração encontrada, estado de saúde do paciente, entre outros.

Duração do exame

O exame de MAPA dura 24 horas e a cada 20 minutos a pressão arterial é medida. O paciente não precisa se preocupar com isso pois é automático. Sua única preocupação é de realizar suas atividades o mais normal possível, para que as medições sejam realistas.

Recomendações para o dia do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.