Eletrocardiograma

O eletrocardiograma, ou ECG, é um exame feito para avaliar as atividades elétricas do coração, observando o ritmo, a quantidade e a velocidade de suas batidas, a partir de eletrodos fixados na pele. Sendo assim, trata-se de um exame não invasivo. Entretanto, essa técnica é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio das células musculares cardíacas. Além disso, o eletrocardiograma pode mostrar se o coração está aumentando ou se o órgão não está recebendo oxigênio suficiente devido a um bloqueio em um dos vasos sanguíneos que o alimentam.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça esse método em nossa Rede Clínica, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

Como é feito o eletrocardiograma

O Eletrocardiograma é o exame responsável por detectar condições como arritmias, taquicardias e bradicardias. Porém, ele é apenas o início da investigação de qualquer doença cardíaca. Ao realizar o exame é necessário que o paciente remova as roupas acima da cintura e que deite em decúbito lateral. Assim que o paciente já estiver deitado, os eletrodos serão colocados em contato com a pele, na região do peito, para melhor detecção dos impulsos elétricos da área do coração. Sendo assim, os eletrodos captados são enviados ao eletrocardiógrafo que faz todo o registro em forma de gráficos.

O aparelho de ECG digital, registra a atividade elétrica captada da pele do paciente que é produzida em cada batida do coração. Dessa forma, o médico cardiologista consegue estudar todos os batimentos cardíacos de seu paciente. Além de avaliar, em tempo real, características elétricas de várias partes do coração, como anterior, posterior, lateral esquerda e lateral direita.

Este procedimento é indolor e pode durar de 5 a 6 minutos para ser feito.

Recomendações para o dia do exame

O médico responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.

A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.