fbpx

Bioimpedância

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

Na hora de iniciar uma dieta, o que as pessoas mais querem é perder peso de forma bem rápida. Entretanto, é sempre importante lembrá-las de que o peso trata-se não só de quantidade, mas também de qualidade, característica que pode ser avaliada a partir do exame de bioimpedância.

Ou seja, o teste de bioimpedância é um método de alta precisão na avaliação da composição corporal, que permite conhecer a composição corporal de cada indivíduo. Além disso, o preparador físico pode planejar os treinos para que os objetivos de emagrecimento e definição muscular possam ser alcançados mais rapidamente.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Precisa realizar o seu exame de Bioimpedância em Taboão da Serra em São Paulo? Agende agora o seu exame em nossa clínica!

O que é avaliado no exame de Bioimpedância?

Com um único exame de Bioimpedância, alguns parâmetros são determinados:

  • peso
  • Índice de Massa Corpórea (IMC)
  • quantidade de massa magra (massa muscular)
  • quantidade de massa de gordura corporal
  • quantidade de água corporal
  • percentual de gordura corpórea
  • relação cintura-quadril

Como funciona o exame de Bioimpedância

Existem dois métodos em que a bioimpedância pode ser realizada. No primeiro, o paciente se mantém deitado em uma maca, com dois eletrodos na mão e dois no pé, conectados a um aparelho específico de bioimpedância que contém as informações: peso, altura, sexo, etc.

Sendo assim, a corrente elétrica passa entre os eletrodos, fornecendo os resultados. No segundo método, é utilizado uma balança de bioimpedância. O paciente se posiciona nela e a corrente elétrica passa através dos pés e das mãos. No entanto, em ambos os métodos, a corrente elétrica passa através da água presente no corpo, que é o condutor elétrico. Comumente, este exame dura cerca de 5 minutos.

Por que fazer o exame de bioimpedância?

Pois é um método mais apurado e confiável, além de ser muito recomendado para pessoas que estão fazendo dietas e desejam perder ou ganhar peso para diversas finalidades. Além disso, permite um acompanhamento mais minucioso das mudanças corporais, monitorando o ganho ou perda da massa muscular e de gordura, mas com embasamento nutricional. 

Recomendações para o dia do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Cada exame necessita de um preparo específico do paciente, mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.