O Teste Ergométrico é uma avaliação do funcionamento cardiovascular sob esforço. Neste exame, são observados os sintomas, comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Além de avaliar a capacidade funcional cardiorrespiratória, este exame faz toda a detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial, de isquemia miocárdica, surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e de eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções de avaliação funcional de doença cardíaca. Este teste é muito utilizado para a prevenção do diagnóstico de algumas doenças cardíacas. Além de avaliar, em tempo real, características como arritmias, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça esse método em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

Como é o passo a passo do Teste Ergométrico

Este exame é muito utilizado tanto na prevenção como no diagnóstico de algumas doenças cardíacas. As principais delas, está a doença arterial coronariana, que é uma formação de placas de gordura nas artérias coronárias que compromete o fluxo de sangue para o coração e provoca infarto. Arritmias, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial também são algumas das principais doenças cardíacas. O Teste Ergométrico é um exame comum e simples, porém é bem amplo. Mesmo assim, necessita de testes complementares para fechar um diagnóstico completo.

O Teste Ergométrico é responsável por detectar condições como arritmias, taquicardias e bradicardias. Ao realizar o exame, o paciente deve estar calçando um tênis confortável, pois as etapas do exercício e a intensidade do esforço são definidas pelo médico cardiologista. São colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. A seguir o paciente é colocado na esteira rolante iniciando-se o exercício. Esse exame só é interrompido caso o paciente apresente grande cansaço, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.

Recomendações para o dia do exame

É necessário o uso de uma camisa com abertura frontal, pois os eletrodos são colocados em contato com a pele, na região do peito, para melhor detecção da pressão arterial. Dessa forma, os eletrodos captados são enviados ao eletrocardiógrafo que faz todo o registro dos batimentos cardíacos.

O Cardiologista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. além disso não é necessário fazer jejum para realizar o teste ergométrico. Pelo contrário, a pessoa deve estar adequadamente alimentada para fazer o esforço físico, preferencialmente fazendo uma refeição leve, no máximo, três horas antes do exame.

A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.