Ecocardiograma

O Ecocardiograma é uma técnica que avalia, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho e válvulas, por meio de imagens obtidas pelo próprio equipamento.

Através da técnica Doppler, é possível identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas. Sendo assim, trata-se de um exame não invasivo. Entretanto, este exame é muito preciso para avaliar o músculo cardíaco, as valvas e o fluxo sanguíneo. Este resultado é mais detalhado do que os obtidos em um raio-X, afinal trata-se de um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência, criando imagens unidimensionais, bidimensionais e até mesmo em 3D.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Precisa realizar o seu Exame de Ecocardiograma em Taboão da Serra em São Paulo? Agende agora o seu exame em nossa clínica!

Como é o passo a passo de sua realização?

Para realizar o exame é necessário que o paciente remova as roupas acima da cintura e que deite de barriga para cima. Assim que o paciente já estiver deitado, o médico cardiologista vai espalhar um gel do lado esquerdo, em cima de onde o coração fica posicionado, para facilitar a captação dos movimentos ao passar o equipamento de ultrassom. Este equipamento de ultrassom capta as ondas sonoras que são emitidas por cada parte do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, para que o cardiologista possa avaliar, em tempo real, as características do coração de seu paciente. Como, por exemplo, espessura do músculo, capacidade de funcionamento do órgão e fluxo sanguíneo. Além disso, este procedimento permite ver o estado dos vasos do coração, artéria pulmonar e aorta. Este procedimento pode durar de 15 a 30 minutos para ser feito.

O Ecocardiograma é um dos exames mais simples e menos agressivos para o coração. Entretanto, esse passo a passo pode variar de acordo com o tipo de ecocardiograma.

Recomendações para o dia do exame

O médico responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. Além disso, é preciso fazer jejum de 6 horas para evitar náuseas. Pedimos também para que o paciente traga roupas confortáveis para o exercício.

A realização do exame é simples, porém em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.

WhatsApp chat