Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento médico para tratar vasinhos e micro varizes. O procedimento consiste na aplicação de uma substância esclerosante que provoca a formação de uma cicatriz na veia varicosa, obstruindo a circulação sanguínea no determinado local. Dessa forma, o sangue é obrigado a buscar novas veias para voltar a fluir naquela área. Além disso, este procedimento é considerado invasivo e, por isso, deve ser realizado por médicos cirurgiões vasculares.

O tratamento de vasinhos utilizando a escleroterapia é um procedimento tradicional para a diminuição dos vasinhos. Seus resultados são comprovados, e oferecem poucos riscos ao paciente. Entretanto, ao notar os vasinhos em sua perna, procure um médico especialista e se informe sobre as possíveis causas e soluções.

Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.

Os principais tipos de escleroterapia

  • Escleroterapia com glicose: É feita para tratar varizes e pequenas varizes, presentes na perna por meio da aplicação de uma injeção contendo uma solução hipertônica de glicose a 50 ou a 75%.
  • Escleroterapia laser: Essa técnica é mais usada para eliminar vasinhos do rosto e tronco. Neste tipo, o especialista utiliza um pequeno laser para aumentar a temperatura do vaso e causar sua eliminação.
  • Escleroterapia com espuma: Este tipo é mais utilizado em varizes grossas. Portanto, o médico injeta uma quantidade de espuma de dióxido de carbono que irrita a variz, fazendo com que desenvolva cicatrizes na pele.

 

Apesar dos tratamentos serem eficientes, a escleroterapia, não impede a formação de novas varizes. Portanto, se não existirem os cuidados gerais como usar sempre a meia elástica e evitar permanecer muito tempo de pé ou sentado, outras varizes poderão aparecer.

Recomendações para o dia da consulta

O médico especialista da área é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.

A realização da consulta é simples, porém em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento da consulta.