Eletroencefalograma

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

O Eletroencefalograma (EEG) é um exame de monitoramento indolor e não-invasivo, que registra a atividade elétrica do cérebro e que detecta alterações que possam justificar sintomas neurológicos, como, por exemplo, a perda de consciência.

Este exame é realizado com eletrodos fixados no couro cabeludo por meio de uma pasta condutora de eletricidade. Tem como objetivo registrar a atividade cerebral para detectar possíveis anormalidades neurológicas. Dessa forma, os os impulsos elétricos do cérebro são registrados em um papel.

O exame de eletroencefalograma é divido em três categorias, tais:

  • Clínico: responsável pela investigação de queixas relacionadas ao sistema nervoso central: epilepsia e convulsões;
  • Ocupacional: indicado para trabalhadores praticam atividades de risco em empresas: motoristas e pilotos de aviões;
  • Mapeamento cerebral (quantitativo): inclui todo o processamento computadorizado dos sinais elétricos do cérebro, com informações de imagem, que mostram o local no cérebro atingido com as descargas irregulares.

 

As indicações para um desses exames são: avaliação inicial de síndromes epilépticas, avaliação de coma, morte encefálica, intoxicações, encefalites, síndromes demenciais, crises não epilépticas e distúrbios metabólicos.

Buscando Exame de Eletroencefalograma em Taboão da Serra em São Paulo? Agende já seu exame com Rede Clínica!

Principais tipos de Exame de Eletroencefalograma

Embora cada um tenha as suas característica, o modo de atuação é o mesmo: os eletrodos são fixados no couro cabeludo por meio de uma pasta condutora de eletricidade. Sendo assim, os principais tipos de EEG são: 

EEG Rotineiro:

É solicitado ao paciente que faça exercícios respiratórios e que fique diante de uma luz pulsante. Comumente, este exame demora 20 minutos.

EEG em Sono:

Geralmente, é recomendado que o paciente passe a noite no hospital com os eletrodos fixados em seu couro cabeludo. Em alguns casos pode ser solicitado que o paciente se prive de uma noite de sono antes do exame.

EEG em Sono com Foto:

Neste método são capturados fotos ou vídeos para que o médico possa entender: o que acontece antes, durante e depois de uma convulsão. Este exame é bem similar ao anterior, entretanto, é realizado em u m período que pode variar entre 4 e 7 dias.

EEG com Mapeamento Cerebral: 

Este exame cria um mapa de cores e sinais a partir da atividade cerebral detectada. No entanto, trata-se de um campo ainda em evolução.

EEG Ambulatório: 

Neste método o paciente pode continuar desempenhando as suas atividades durante o exame (com algumas precauções). Com este exame, sua a atividade cerebral é monitorada ao longo de um dia inteiro.

Quais são as doenças detectadas pelo Eletroencefalograma?

Algumas principais anormalidades procuradas quando se solicita um eletroencefalograma com laudo são as associadas à epilepsia. Portanto, além do diagnóstico destas doenças, o exame também possibilita um acompanhamento posterior, responsável por avaliar a resposta ao tratamento e ao controle após a retirada da medicação.

Esse exame ajuda na investigação das condições neurológicas que necessitam serem diferenciadas da epilepsia, na investigação de problemas na medula espinhal ou no sistema nervoso no geral e de alguns distúrbios do sono. Sendo assim, algumas das doenças identificadas são:

  • Hemorragia;
  • Tumor no cérebro;
  • AVC;
  • Abuso de drogas ou álcool;
  • Enxaqueca e outros tipos de cefaleia;
  • Epilepsia;
  • Distúrbios do sono.

Como é feito o exame?

O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo fixados por uma pasta aderente e condutora. Tornando-se responsável por captar os sinais elétricos que constituem toda a atividade cerebral. Além disso, o aparelho de EEG é o responsável por captar as atividades elétricas do cérebro e amplificá-las, elaborando um gráfico das ondulações cerebrais. 

Comumente, o paciente estará acordado, sentado confortavelmente ou deitado em posições que são pré-definidas por padrões internacionais. Dessa forma, ele deve ficar imóvel e relaxado, se possível, durma. 

Duração do exame

Este procedimento dura, em média, 30 minutos, podendo chegar a 1 hora.

Recomendações para o do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Para cada tipo de exames temos um processo específico, todas as orientações serão repassadas no momento do agendamento do exame.

Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.

 

WhatsApp chat