fbpx

Exames Ocupacionais

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

Os exames ocupacionais têm o objetivo de avaliar a saúde dos funcionários durante seu envolvimento com a empresa. Sua realização é obrigatória e regida por lei, ou seja, é responsabilidade da empresa manter arquivado o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de todos os seus colaboradores.  

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa. Este comprovante é de extrema importância, pois traz a identificação completa do trabalhador: identidade, função exercida, os riscos que podem existir na execução de suas tarefas. Ou seja,  informações gerais sobre a saúde do funcionário. Dessa forma, tanto o funcionário quanto a empresa, ficam cientes da atual situação de saúde do colaborador. 

Contudo, apenas o médico e o paciente podem ter acesso às informações médicas, isto é, o ASO é apenas um resumo das condições gerais do paciente, o que mantém as informações pessoais do paciente confidenciais. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável por supervisionar e conferir se os exames ocupacionais estão sendo realizados corretamente.

Precisa fazer Exames Ocupacionais em Taboão da Serra em São Paulo? Agende já seu exame com Rede Clínica!

Quais exames ocupacionais são obrigatórios para a empresa?

Segundo as Normas Regulamentadoras a de número sete (NR7), determina que os exames obrigatórios solicitados pelo médico do trabalho, são:

Admissional

A realização deste exame é obrigatória no momento em que um funcionário entra na organização. 

Demissional

Responsável por avaliar a saúde do trabalhador após os serviços prestados, após o rompimento do contrato de trabalho.

Periódico

Este exame pode ser realizado semestralmente, anualmente ou bianualmente. Essa definição depende dos riscos que o ambiente apresenta e da faixa etária do trabalhador:

  • Semestral: para os funcionários que estão inseridos em um ambiente que apresenta risco biológico;
  • Anual: destinado para funcionários menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade;
  • Bianual: trabalhadores entre 18 anos e 45 anos de idade.

Mudança de Função

Só é necessário quando existe mudança nas atividades realizadas pelo trabalhador.

Retorno ao Trabalho

Deve ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente.

Exames complementares

Estes exames são necessários quando o médico identifica a necessidade de analisarcom outros exames mais a fundo as condições de seu colaborador. Alguns exames complementares são:

  • Audiometria;
  • Radiografias;
  • Espirometria.

Qual é a importância do exame admissional?

Além de beneficiar a saúde do trabalhador, este exame traz mais segurança ao empregador no momento da contratação, pois evita a incidência de multa pelo descumprimento das normas de medicina do trabalho, prevista no artigo 201, da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Duração do exame

Este procedimento dura, em média, 15 minutos, podendo chegar a 30 hora.

Recomendações para o do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Para cada tipo de exames temos um processo específico, todas as orientações serão repassadas no momento do agendamento do exame.

Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína.