fbpx

Hemorroidas o que são e como cuidar

Hemorroidas o que são e como cuidar
Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. As hemorroidas internas são classificadas em graus, de acordo com a a anatomia. Vamos a eles:

➡️ Grau 1 – Dentro do canal anal. O sintoma neste caso é o sangramento ou certo desconforto. Quando a pessoa faz força para evacuar, o tecido aumenta o volume e pode causar sangramento.

➡️ Grau 2 – Ainda interna, mas quando a pessoa faz força a veia incha até a borda do ânus. Quando ela deixa de fazer força, o tecido retrai novamente para o canal anal. Além disso pode haver sangramento e o desconforto que já existe no grau 1.

➡️ Grau 3 – Neste caso, a hemorroida sai quando o paciente faz força necessitando de auxílio manual para retornar para dentro do canal anal. Além disso durante o dia, ao se abaixar por exemplo, o tecido também pode sair. Desconforto e sangramento também presentes.

➡️ Grau 4 – Evolução para uma hemorroida que não volta mais, ela sempre fica para fora e exposta. Por esse motivo, há sempre contato com a roupa, o tecido fica fragilizado, produz secreção e sangra.

E como cuidar das Hemorroidas?

  • Tópico ou local, com pomadas e supositórios (com recomendação médica)
  • Cirúrgico – retirada das veias doentes.

Ficou com dúvidas sobre essa classificação? Me conta aqui nos comentários

E não esqueça, qualquer sinal diferente no seu corpo, procure seu médico. Cuide-se! Sua saúde é sua prioridade ❗

Dr. Thiago Braga
Coloproctologia
CRM-SP 117523

PODE CONTAR TAMBÉM