Ler histórias para bebês, é fantástico!

Ler histórias para bebês, é fantástico!

Já sabemos o peso e importância da leitura para o desenvolvimento humano, aquelas pessoas que tem o habito da leitura se tornam mais instruídas e consequentemente independentes. A leitura é um ato emancipador, conhecer o mundo aprender a decodificar os sinais que nos rodeiam são fundamentais para uma existência plena.

A leitura precisa ser estimulada, e é um habito eficaz na maioria das casas quando se tem referencia, isto é, lares com pais leitores tendem a ter mais crianças que gostam de ler.

Para aqueles pais, mães, avós e cuidadores que estão empenhados em criar verdadeiros pequenos leitores, eis aqui uma atividade deliciosa para fazer os pequeninos que mal aprenderam a falar ainda!

Contar histórias para bebês, eles vão entender?

A resposta é sim, dos 0 aos 3 anos de idade é o período onde ocorrem os maiores acontecimentos no cérebro e psique da criança, as primeiras conexões sinápticas e com elas lembranças duradouras e que farão parte muito intimamente daquele indivíduo para o resto da vida.

Separe uma história infantil, permita que o bebê interaja com o livro e até segura-lo se conseguir. Contar histórias para bebês envolvem a utilização de estímulos visuais e sensoriais por isso abuse nas entonações das falas dos personagens, sons divertidos, toques e gracinhas em momentos da história.

Torne este momento rotineiro, desta forma, estará estimulando a curiosidade, prazer pela leitura e estabelecendo uma relação próxima com esse pequeno futuro leitor.

Laris Gabrianne – Blog Rede Clínica 11 de maio de 2020.