Mapeamento de Retina

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

O Mapeamento de Retina é um exame considerado um recurso para diagnósticos complementares, pois ele possibilita analisar não somente a retina, mas todas as estruturas anatômicas que fazem parte do fundo do olho. Sendo assim, o mapeamento de retina, por sua vez, permite uma investigação mais detalhada, avaliando a retina central e periférica, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos. Este procedimento torna viável a análise de todo sistema interno, detectando possíveis quadros que possam fugir dos padrões de normalidade.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito o exame de Mapeamento de Retina

Para sua realização são necessários os seguintes equipamentos: oftalmoscópio indireto binocular e uma lente convergente de grande aumento. Dessa forma, o médico posiciona a lente convergente entre o olho a ser avaliado e o oftalmoscópio indireto binocular e, em seguida, incide uma luz sobre a mesma.

A pupila dilatada, vai receber a claridade, que permite ao oftalmologista investigar todo o sistema interno ocular. A forte luz foi projetada para possibilitar a avaliação das estruturas até em olhos com algum grau de opacidade como os de catarata ou doenças da córnea.

Qual a importância de fazer o Mapeamento de Retina?

O centro do olho é a única área do corpo humano em que é possível fazer uma observação direta dos vasos sanguíneos. Nesse caso, o Mapeamento de Retina permite diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de diversas doenças no corpo, tais como: diabetes, hipertensão, problemas neurológicos, traumáticos e hematológicos.

Isto é, o diagnóstico é extensivo e não se restringe à descoberta de doenças oculares, embora também seja apropriado para casos mais específicos. 

Com que frequência deve ser realizado?

Somente o oftalmologista é quem pode estipular de forma mais precisa a periodicidade necessária para cada caso. Ele é o responsável por definir quando deve ser realizado pela primeira vez.

Duração do exame

Comumente, o exame de Mapeamento de Retina tem a duração de aproximadamente 30 minutos, sem qualquer preparo físico.

Recomendações para o dia do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.

WhatsApp chat