fbpx

Nasofibrolaringoscopia

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

A Nasofibrolaringoscopia é um procedimento específico que tem como objetivo localizar e diferenciar doenças de vias aéreas superiores, seja na parte no nariz, na laringe ou nas cordas vocais. Este método é muito semelhante à endoscopia, pois consiste na introdução de uma pequena câmera para visualizar detalhadamente cada estrutura.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito o exame de Nasofibrolaringoscopia

Com o uso do nasofibroscópio, o otorrinolaringologista avaliará toda a mucosa e as estruturas presentes em vias respiratórias superiores. Este aparelho consiste em um tubo com fibra ótica em seu interior e em sua extremidade está uma câmera e um LED para iluminar.

Isto é, o nasofibroscópio é introduzido pelo nariz e as imagens são transmitidas para o computador simultaneamente, de maneira que se pode ver em tempo real por onde a câmera passa. Dessa forma, o vídeo é gravado e as fotos são impressas em um arquivo digital do paciente. 

Quais são as contraindicações?

O exame não deve colocar nenhum paciente em risco. Cada médico é responsável por avaliar o risco e o benefício de submeter cada paciente a este teste. Por não ser um procedimento invasivo, quase não existem contraindicações, mesmo assim, não é confortável ter um tubo introduzido em seu nariz.

Duração do exame

Por ser um exame curto, sua realização pode ser feita durante uma consulta normal. 

Recomendações para o dia do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.

Como escolher a Clínica mais adequada? 

A melhor clínica para realizar o exame de Nasofibrolaringoscopia, deve ser aquela que atende completamente às necessidades de seus clientes. Sendo assim, é fundamental analisar alguns critérios na hora de selecionar um consultório especializado. Mas como escolher uma clínica de atendimento para a realização do exame de Nasofibrolaringoscopia? 

  • Avaliação de outros pacientes;
  • Localização;
  • Reputação no mercado;
  • Melhor custo-benefício;
  • Capacitação dos profissionais; 
  • Estrutura da clínica;
  • Qualidade do atendimento.