fbpx

O que você não sabia sobre o Clínico Geral

O que você não sabia sobre o Clínico Geral

Esse com certeza é o profissional da medicina que nós nos deparamos em algum momento da vida. Seja um acidente doméstico na infância, uma virose ou gripe forte, fato é que sempre haverá na emergência um clínico geral para lhe atender.

Mas qual é a especialidade exatamente de um clínico geral e qual sua função dentro do campo da medicina? E isso que vamos falar um pouco no texto de hoje.

Clínico Geral: Especialista no ser humano

A concepção popular de modo geral, é de que o clínico geral é um médico que ainda não especializou em uma área específica, mas a realidade não é essa.

Na verdade, a Clínica Médica, também é uma especialidade, este profissional da medicina é especializado no corpo humano de maneira completa, conhecendo bem o funcionamento para poder fazer diagnósticos precisos e encaminhar o paciente para o especialista adequado a sua necessidade.

O clínico geral atual principalmente na prevenção, pois é quem tem o primeiro contato com o paciente e faz o acompanhamento. Muita gente, principalmente os mais velhos, costumam se referir a esse profissional como médico da família, pois o normal é que acompanhe a pessoa durante toda vida solicitando exames periódicos para diagnóstico prévio de possíveis doenças.

Também é capaz de solicitar e interpretar exames variados, pois como entende bem o funcionamento do corpo humano, consegue identificar rapidamente alterações nos resultados e direcionar o paciente para o tratamento adequado.

Estima-se que no Brasil, cerca de 12% dos médicos credenciados no CRM atuam como clínico geral, o que é um número bem expressivo, maior entre as principais especializações.

No mais, o clínico geral vai ser o médico mais importante durante o curso da sua vida.

Tempo é saúde

Apesar de culturalmente a maioria das pessoas se encontrarem com os clínicos gerais em situações emergenciais, é imprescindível fazer consultas com no máximo 6 meses de intervalo. Essa tendência de ir ao médico apenas quando apresenta sintomas, pode ser muito prejudicial, pois temos muitas doenças que são silenciosas, e quando finalmente surgem os sintomas já estão num estágio bem avançado, o que dificulta o tratamento e a potencial cura.

Por isso, agende consultas periódicas com um clínico geral, faça os exames, o famoso check up, e esteja um passo à frente quanto aos cuidados com sua saúde.

 Clínico Geral é na Rede Clinica

Aqui na Rede Clínica prezamos pela excelência nos nossos processos e no bom atendimento dos pacientes que passam pelos nossos clínicos gerais.

Além de clínicos gerais, temos vários outros especialistas que você pode conferir na nossa página.

Acesse também: