Ouvido, nariz, garganta e o Coronavírus.

A Otorrinolaringologia é a especialidade médica encarregada de cuidar do ouvido nariz e garganta, estes órgãos têm que estar funcionando bem e em harmonia sempre.

O ouvido é um órgão encarregado da audição e do equilíbrio, qualquer alteração na captação dos sons ou no equilíbrio deve ser pesquisada pois pode indicar alguma doença seja no ouvido ou no labirinto.

O Nariz é a porta de entrada do ar para o aparelho respiratório, o nariz filtra o ar, nos permite ter conforto respiratório e sentir os diferentes cheiros, se ele não funciona bem o ar não é filtrado levado à infecções respiratórias, falta de percepção do olfato ou até sangramentos como sinais de que alguma coisa não está funcionando bem.

A garganta serve tanto como entrada para o aparelho digestivo permitindo a passagem dos alimentos, quanto da via aérea levando o ar para o pulmão, tem também a função de produzir a voz por meio das cordas vocais, dor, dificuldade para deglutir, alterações na voz, devem ser pesquisados. Qualquer sintoma ou sinal de que estes três órgãos não estejam funcionando bem requerem uma avaliação de especialidade, nesses casos procure seu médico.

Ouvido, Nariz e Garganta, pedra no sapato da Otorrinolaringologia

Ouvido, nariz, garganta e o temido Coronavírus

A COVID -19 é uma doença nova, que vem nos surpreendendo a cada dia com suas diversas apresentações, sintomas e evolução.  É produzida por um vírus respiratório, mas compromete vários órgãos do corpo humano. Porém sendo a porta de entrada do vírus via respiratória é muito importante que ela seja cuidada e protegida.

O Nariz e a boca fazem parte dessas portas de entrada e por tanto devemos preservar sua integridade e manter a higiene apropriada evitando levar as mãos à boca ou nariz.  Pacientes com doenças como a rinite que precisam usar medicação ou realizar a lavagem nasal e pacientes com doença em boca ou garganta sempre antes de manipular estes orçãos ou aplicar medicações devem lavar as mãos com agua e sabão ou usar álcool gel antes e depois de sintomas como dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar ou perda súbita do olfato devem ser avaliados em um primeiro moimento no consultório médico e caso sejam sintomas que levem pensar numa urgência devem ser avaliados via hospitalar.

Esta pandemia não tem tempo para terminar, portanto, a prevenção é o mais importante por nós e pelos outros, distanciamento social, lavar as mãos varias vezes por dia com agua e sabão e ficar alerta a sintomas anormais respiratórios tem que fazer parte da nossa nova rotina de vida em quanto desenvolvida uma vacina para sua prevenção

Pasty Priscilla Vasquez Iturralde

Dra. Patsy Priscilla V. Iturralde CRM 90698 – Otorrinolaringologia   05 de maio de 2020

Aproveite e veja algumas de nossas especialidades