fbpx

Papanicolau

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

O exame Papanicolau é um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, como doenças sexualmente transmissíveis (DST), infecções vaginais e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino. Além disso, ele também é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de doenças, antes que a mulher possa sentir algum sintoma. É importante ressaltar que as grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejudicar sua saúde ou a do bebê.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, e cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito o exame de Papanicolau

A coleta do material é simples: durante o exame ginecológico, o médico irá fazer uma coleta das células do colo do útero com uma espátula. Essas células poderão ser espalhadas diretamente em lâminas de vidro ou coletadas em meio líquido. Além disso, este exame previne mais de 68% da mortalidade por câncer do colo uterino.

Quais são as contraindicações?

O exame não deve colocar nenhum paciente em risco. Cada médico é responsável por avaliar o risco e o benefício de submeter cada paciente ao Papanicolau. Por não ser um procedimento invasivo, não existem contraindicações.

Duração do exame

Por ser um exame curto, sua realização pode ser feita durante uma consulta normal. 

Recomendações para o dia do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.

Como escolher a Clínica mais adequada? 

A melhor clínica para realizar o exame de Papanicolau, deve ser aquela que atende completamente às necessidades de seus pacientes. Sendo assim, é fundamental analisar alguns critérios na hora de selecionar um consultório especializado. Mas como escolher uma clínica de atendimento para a realização do exame de Papanicolau? 

  • Avaliação de outros pacientes;
  • Localização;
  • Reputação no mercado;
  • Melhor custo-benefício;
  • Capacitação dos profissionais; 
  • Estrutura da clínica;
  • Qualidade do atendimento.