Quais são as diferenças entre os exames PCR e Sorologia?

Se existe a suspeita de COVID-19 ao entrar em contato com nossa equipe é verificado de acordo com o seu quadro de sintomas qual exame é ideal para um resultado assertivo. Existem 2 tipos de exame que podem ser realizados o RT-PCR e Sorologia (IgG e IgM).

Diagnóstico do novo Coronavírus

Existem diferentes exames diagnósticos da COVID-19 que identificam se o paciente foi exposto ao SARS-CoV-2. Veja com mais detalhes como funcionam os exames:

RT-PCR

• Teste de biologia molecular que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 na amostra obtida por meio de swab (cotonete) que coleta amostras de secreção da mucosa nasofaringe (nariz e garganta).
  • O teste é indolor, porém, incômodo. Podendo ser realizado na clínica ou em domicilio.
  • Normalmente o vírus da Covid-19 é detectado até o 12º dia de sintomas, por isso esse é o período recomendado para diagnóstico.

Sorologias IgM/IgG

• Testes imunológicos que verificam a resposta do organismo contra a doença infecciosa Covid-19.
  • A amostra é obtida por meio da coleta de sangue venoso do paciente.
  • Recomendado realizar a partir do 10º dia após o inicio dos sintomas em pacientes que ainda tenham ou não os sintomas da Covid-19
  • Para pacientes sem anticorpos detectáveis e, portanto, negativos, o médico pode solicitar nova coleta ou, se for um caso em que os sintomas se iniciaram a menos de 12 dias poderá solicitar um RT-PCR.
  • Alguns pacientes com sintomas leves ou assintomáticos (sem sintomas) também podem não apresentar anticorpos detectáveis pelo exame, podendo existir resultado negativo de sorologia em pessoas que tiveram Covid-19.
  • Pacientes assintomáticos (sem sintomas) que mantiveram contato com pessoas com testes positivos também podem realizar o exame, assim podem confirmar se já criaram anticorpos contra o vírus ou não, para retomada de atividades na empresa.
  • Pacientes que apresentaram resultado positivo para Covid-19 em algum exame laboratorial, a recomendação é que realize o exame de sorologia para confirmar se está negativo para o vírus e retornar as atividades na empresa.
Quais são as diferenças entre os exames PCR e Sorologia?