fbpx

Quarentena: o que fazer com as crianças em casa?

Quarentena: o que fazer com as crianças em casa?

Com o surto do coronavírus, estamos vivenciando uma paralização momentânea para conter a propagação da doença, com ela, medidas tomadas por muitas escolas e empresas foi colocar todo mundo de castigo em casa. O Pânico se instaurou, o que fazer com as crianças da pré escola e do 1º ano? Calma, a Rede Clínica pensou em algo que vai salvar a rotina!

Como fixar o aprendizado de maneira efetiva no período de alfabetização?

Entendemos que existe um ponto crucial que deve ser levado em conta quando se trata do desenvolvimento na primeira infância: a integralidade, tudo que acontece desde a vida intrauterina até o nascimento envolve uma explosão de eventos acontecendo dentro do organismo do indivíduo, se consolidam as fases e com elas vem a capacidade de desenvolver certas atividades, como a leitura e a escrita.

Pensando na integralidade, desenvolvemos uma atividade que pode ser desenvolvida em casa, que vai utilizar das habilidades motoras, mentais de raciocínio e em paralelo auxiliará os pequeninos que estão em período de alfabetização.

Quarentena: o que fazer com as crianças em casa?

Quais ingredientes as crianças precisarão?

Massinha de modelar

  • Farinha de trigo (500g);
  • Uma colher de chá de sal ;
  • Um copo de água;
  • Uma colher de sopa de óleo;
  • Tinta guache de qualquer cor.

Una os ingredientes até formarem uma mistura homogênea

Tampinhas alfabéticas

  • Tampas de garrafa pet;
  • Cola quente.

No verso das tampas, desenhe com letra fôrma, o contorno de cada letra fazendo assim vários carimbinhos.

A ideia é pressionar e marcar a massinha formando palavrinhas, desfazendo, apertado novamente, dando autonomia para a criança o faça e escolha as peças.

Perguntas de fixação podem ser feitas em todo o processo: “Qual letra é essa?” “Me mostre a letra do seu nome”, “Você consegue encontrar o E?”

Esta atividade renderá muita diversão e estímulos a criança. Os pais ou responsáveis que auxiliam em casa com atividades pedagógicas impulsionam o aprendizado dessas crianças na escola, ajudando no letramento, no entendimento de mundo, na capacidade de resolução de problemas, autonomia e autoestima da criança.

Vale a pena tentar, faça em casa, e nos conte depois como foi!

Por Laris Gabrianne – Blog Rede Clinica – Master Health Life.