Radiologia

A Radiologia é uma especialidade médica que utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças, sem que para isso fosse necessário uma cirurgia. Essa especialidade é responsável por gerar diagnóstico por imagem. Atualmente, ela é considerada um exame simples, popular e fácil de ser feito.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito o exame de Radiologia

O exame com o radiologista é feito por meio da emissão de radiação em direção a parte do corpo do paciente, que deve ser avaliada. No entanto, essa radiação sofre atenuações diferentes de acordo com a densidade do que encontra em sua frente e produz uma imagem nas placas digitais.

Entretanto, os raios em excesso podem gerar algumas radiografias opacas. Já os raios menos intensos, podem gerar radiografias muito brancas, dificultando a sua interpretação.

Quando o raio x é indicado?

A radiografia é indicada em diversas situações para examinar muitas partes do corpo, como:

• Fraturas e infecções;
  • Osteoporose;
  • Câncer nos ossos;
  • Infecções ou condições pulmonares;
  • Tomografia computadorizada;
  • Fluoroscopia;
  • Radioterapia no tratamento do câncer.

Quais são as contraindicações?

O exame não deve colocar nenhum paciente em risco. Cada médico é responsável por avaliar o risco e o benefício de submeter cada paciente a este teste. No entanto, o raio X é contraindicado para pessoas que não podem ser expostas à radiação e, principalmente, na fase inicial da gravidez.

Duração do exame

Por ser um exame curto, sua realização pode ser feita durante uma consulta normal.

Recomendações para o dia do exame

O profissional responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia.

A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.

Como escolher a Clínica mais adequada?

A melhor clínica para realizar o exame de Radiologia, deve ser aquela que atende completamente às necessidades de seus clientes. Sendo assim, é fundamental analisar alguns critérios na hora de selecionar um consultório especializado. Mas como escolher uma clínica de atendimento para a realização do exame de Radiologia?

• Avaliação de outros pacientes;
  • Localização;
  • Reputação no mercado;
  • Melhor custo-benefício;
  • Capacitação dos profissionais;
  • Estrutura da clínica;
  • Qualidade do atendimento.