Saiba mais sobre a colposcopia

As mulheres que frequentam o ginecologista regularmente, sabem a importância que um exame tem para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças. Contudo, a colposcopia não é um exame muito conhecido pela maioria das pessoas, mas é fundamental para um diagnóstico preciso de doenças, como o de HPV por exemplo.

Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre a importância do exame de colposcopia.

Quais doenças detecta?

A colposcopia é feita principalmente para auxiliar no diagnóstico do HPV (human papiloma vírus), que é um vírus transmitido sexualmente, que causa poucos sintomas no homem, porém traz complicações a mulher.

Por isso a importância de visitar pelo menos uma vez ao ano o ginecologista e fazer o exame de Papanicolau periodicamente, Pois esse, juntamente com a colposcopia identificam várias doenças e principalmente as lesões que podem evoluir para câncer do colo do útero, o principal objetivo desses exames.

Como é feito o exame colposcopia

O colposcópio é um aparelho com lentes de aumentos que servem para que o médico consiga visualizar possíveis anormalidades no interior da vagina e no colo do útero que seriam invisíveis a olho nu.

O exame é feito com a paciente em posição ginecológica (semelhante à do Papanicolau), com auxílio do popular bico de pato (espéculo vaginal) e depois de uma primeira visualização do interior da vagina e do colo do útero, é inserido o ácido e o iodo que realçam as áreas alteradas que possam necessitar de biópsia.

Em média o exame dura 05 minutos e na grande maioria das pacientes o desconforto é mínimo.

Em suma, a colposcopia é um exame bem detalhado, fundamental para um diagnóstico mais assertivo de doenças vaginais principalmente no colo do útero que podem  ser detectadas complementando o Papanicolau. É rápido, indolor e causa um leve desconforto em circunstâncias normais. Por isso é recomendado conversar com seu ginecologista com regularmente para que ele indique qual o melhor momento para fazer o exame.

Exames é na Rede Clinica

Aqui na Rede Clínica prezamos pela excelência nos nossos processos e no bom atendimento dos pacientes.

Realizamos colposcopias com todo profissionalismo e seriedade para garantir o máximo conforto a nossas pacientes e também garantir a assertividade nos resultados.

Agende uma colposcopia conosco e conheça nosso novo centro médico de 700m² e 16 consultórios, salas de raio-x, ultrassom, exames e 2 consultórios estéticos. O grande diferencial é uma equipe multiprofissional e especializada que está preparada para receber vocês com muita qualidade, segurança e carinho.

Além de colposcopias, fazemos uma série de exames que você pode conferir na nossa página.

Dra. Vanessa Bornholdt
Ginecologista
CRM-SP 94770

Aproveite e veja algumas de nossas especialidades