fbpx

Teste da Orelhinha

Rede Clínica em Taboão da Serra em São Paulo - SP

Entre todos procedimentos realizados ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, está o Teste da Orelhinha. Comumente, este exame é realizado no segundo dia de vida do bebê, pois é responsável por identificar problemas auditivos no recém-nascido. Além disso, o teste da orelhinha é um exame obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade. Entretanto, a criança nascida fora do ambiente hospitalar deve fazê-lo antes de completar 3 meses de vida.

Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.

Como é feito o Teste da Orelhinha

O teste da orelhinha é feito através da aproximação de um aparelho específico na orelha do bebê para detectar problemas auditivos, como a surdez, que dificultam a fala e aprendizagem da criança. Caso aconteça do teste detectar algum problema, o bebê é encaminhado para o médico otorrinolaringologista, pois ele é o único que poderá orientar o melhor tratamento para o problema diagnosticado.

Por que precisa fazer o teste da orelhinha?

A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo do  indivíduo. É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Isto é, qualquer perda auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber informações sonoras essenciais para o desenvolvimento da fala. 

Quais são as contraindicações?

Por não ser um procedimento invasivo, não existem contraindicações.

Duração do exame

Por ser um exame curto, sua realização pode ser feita durante uma consulta normal. 

Recomendações para o dia do exame

O Pediatra é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia. A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.

Como escolher a Clínica mais adequada? 

A melhor clínica para realizar o exame de teste da orelhinha, deve ser aquela que atende completamente às necessidades de seus clientes. Sendo assim, é fundamental analisar alguns critérios na hora de selecionar um consultório especializado. Mas como escolher uma clínica de atendimento para a realização do exame de Teste da Orelhinha? 

  • Avaliação de outros pacientes;
  • Localização;
  • Reputação no mercado;
  • Melhor custo-benefício;
  • Capacitação dos profissionais; 
  • Estrutura da clínica;
  • Qualidade do atendimento.